Caso de sucesso – Xabindza Biotecnologia

Pesquisadora, empreendedora e ambiciosa, recém formada em Economia Agrária pela Universidade Eduardo Mondlane. Júbia começou o seu negócio de criação de frangos de corte em 2016, e devido a sua paixão pela nutrição,  teve a oportunidade de participar da formação para mulheres do ramo de biotecnologia e biociências com foco para nutrição e saúde animal ou humana denominado FemBioBiz que teve lugar em Junho de 2017 no Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane.

Naquela altura, a preocupação (pesquisa/ a solução) da Júbia como “criadora de frangos” eram os elevados custos de produção de frangos, com maior destaque para os custos de alimentação/ração que correspondem a 70% dos custos totais. Para reverter este cenário, teve a ideia de produzir uma ração económica, sustentável e inovadora com base na bioconversão de resíduos orgânicos em proteínas através de larvas. Após a formação da Fembiobiz foi seleccionada para participar do programa de incubação da Moz Innovation Lab, onde fez a pesquisa de mercado e o protótipo de produto. Ao longo do programa de incubação, participou também do programa de capacitação de empreendedores da ANJE – O poder do empreendedor durante 3 meses. Ela apresentou o pitch da ideia de negócio, ficando em 1º lugar e tendo financiamento que ajudou-a financiar o teste piloto do projecto.

Actualmente a Júbia é gestora geral da empresa denominada Xabindza Biotecnologia, empresa que se dedica produção e comercialização de proteína animal para alimentação animal. E pelos seus feitos, a Júbia Domingos foi selecionada para participar no maior programa filantrópico da Fundação Tony Elumelu dedicado ao empreendedorismo em África.

Se é mulher e tem um negócio/ideia inovadora do ramo da biotecnologia e biociências, com foco para saúde ou nutrição animal ou humana, registra-se para participar na formação FemBioBiz 2018 e ter acesso ao programa de incubação, aceleração e financiamento.

 

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares
%d bloggers like this: