Moçambique destaca-se na Conferência SANBio

Jovens empreendedoras moçambicanas participaram do evento anual de SANBio de 27 a 28 de Fevereiro do ano corrente na África do Sul. 

O evento promovido pela Nepad SANBio, com o suporte do programa da BioFISA II, foi um evento de networking para stakeholders regionais e internacionais discutirem assuntos pertinentes da região. Este ano, a comercialização de pesquisas tecnológicas foi o tema central, estimulando o diálogo sobre as novas formas de inovação para o futuro em biociências, mudanças culturais no ambiente de pesquisa em prol do empreendedorismo, o papel de informação e tecnologia na saúde e nutrição, infraestrutura para inovação e tendências futuras e modelos de financiamento. 

Moçambique esteve representado por dra. Emília Sara directora interina do Centro Nacional de Biociência e Biotecnologia, em representação do Ministério da Ciência e Tecnologia,Ensino Superior e Técnico Profissional e representantes do sector privado.

Moz Innovation Lab, programa de aceleração de empresas do sector agro alimentar e biotecnologia e representante da iniciativa da NEPAD SANBio no país, liderada pela dra. Elena Vali,  apresentou vários produtos de empresas de processamento de alimentos como JoGó (frutas desidratadas), Khulibwa (Frango e Peixe fumado), Mathária (produtos de moringa), BaoVita (Farinha de malambe), e Tsokotsa (Compotas de frutas locais) durante a feira do evento. 

Em destaque, Finana, empresa de processamento de farinha de banana, vencedora do concurso FemBioBiz 2017 em Moçambique, e Mozkubwika, pequena empresa liderada por uma jovem apoiada pelo programa AgroJovem da Gapi.  

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer o pitch para apresentar os seus produtos. Maria da Graça Tomás, fundadora da MozKubwika, apresentou a uma plateia internacional os seus chips de batata doce, matapa, banana e Nhame assado e os bifes de casca de banana, produto muito inovador em estudo com o apoio da instituição Instituto Superior Politécnico de Manica.

Júbia Domingos, jovem empreendedora da rede do Moz Innovation Lab, participou como embaixadora da rede SANBio em Moçambique, sendo a voz dos jovens moçambicanos e a catalisadora das oportunidades da rede regional que sejam relevantes para o país, e com o papel de tornar a rede mais sustentável e promover a organização no país para mais jovens universitários.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares
%d bloggers like this: