Anchaa´s Gluten Free – Arte e gosto pela Culinária

Ancha Salvador, uma mulher empreendedora que traz um mundo de soluções especializadas em alimentos para pessoas com intolerância ao glúten.

Nasceu em Manica, Chimoio, numa família de origem muçulmana com raízes multiculturais há 44 anos. Além das suas origens bantu, da sua família paterna, tem ancestrais índios e comorianos (árabes) da sua família materna e, através do seu marido, com quem está casada há 20 anos, descendentes de genes europeus. Viveu a maior parte da sua vida em Maputo, nos bairros de Polana, Malhangalene, Mafalala, Triunfo e Baixa.

Formada em Relações Públicas, Marketing,  e Publicidade no nível de bacharelato, com uma pós graduação em  (Strategic Marketing Management), e preparando uma tese para o curso para mestrado na mesma área.

Trabalhou e estudou a maior parte da sua vida. Já exerceu as funções de  balconista, recepcionista, técnica de recursos humanos e, nos últimos 12 anos, gerente e sócia de uma empresa de ensino de idiomas, traduções e cursos de orientação.

A sua trajetória empreendedora começou há cerca de 8 anos, quando descobriu que a maioria dos problemas de saúde que afetavam lhe estavam relacionados com a intolerância ao glúten, uma proteína que aparece principalmente, mas não apenas no trigo e seus derivados; Ela também descobriu que a lactose e o açúcar normal afetaram lhe negativamente. Um dos problemas que enfrentou foi um enorme ganho de peso. Tendo  experimentado todas as dietas possíveis e imaginárias sem muito sucesso, é claro. A partir daquele momento percebeu que apenas uma mudança radical nos hábitos alimentares poderiam  ajudar lhe., e sendo assim começou uma longa jornada que trouxe-lhe até aqui.

“Fiquei ciente de que apenas uma mudança radical nos hábitos alimentares poderia me ajudar, comecei uma longa jornada que me trouxe até aqui.”

Daí, a Ancha abriu a Anchaa’s Gluten Free ,  uma empresa que produz uma gama de produtos alimentares sem glúten. Consegui estabilizar uma linha de produtos (biscoitos, muffins, pães, bolos, massas, farinha e qualquer refeição quente) com total apoio da minha família – muitas vezes cobaias voluntárias de minhas experiências com alimentos. Estes produtos correspondem a qualquer outro produto convencional de trigo.

A sua empresa tem uma equipe nuclear: ela, um parceiro que confia nela e nos seus produtos, e uma “Mrs Fix It” que ajuda-lhe com o processo de confecção. Além disso, tem o total apoio da sua família, especialmente do seu amado marido.

Os planos e aspirações futuras para sua empresa são de crescer no sentido de ter uma empresa mais competitiva e moderna, expandindo-se na primeira fase em torno da área de Maputo e depois para outras partes do país e a parte sul do continente.

O que lhe dá mais satisfação em ser uma empreendedora é a possibilidade de usar mídias sociais e redes sociais, algo que lhe chamou a atenção, pois sempre pensou que deveria compartilhar suas experiências e conhecimentos para beneficiar outras pessoas (algumas conhecedoras de sua condição, outras não) que precisam de ajuda nessa área tão pouco conhecida.

O maior conselho que Ancha dá a outras mulheres que querem começar um negócio, é, ˝Se você acha que tem uma boa ideia, não desista e tente obter ajuda das pessoas certas.˝

No ano em curso, participou do programa de incubação e aceleração para negócios de mulheres, SANBio FemBioBiz, uma iniciativa regional  que visa promover negócios sustentáveis na área de biotecnologia e biociência para alavancar novas soluções nas áreas de saúde e nutrição. A formação abordou temas como pesquisa de mercado,  gestão financeira, contabilidade, marketing digital, vendas e negociação e plano de negócio e apresentação de pitch. O objectivo da formação é de dotar as formandas de conhecimentos para criarem e melhorarem os seus modelos de negócios

Adaptado de Lioness of Africa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *