Bootstrapping

Bootstrapping é uma forma de iniciar um negócio sem investimentos financeiros. O empreendedor que faz bootstrap usa seus próprios recursos, normalmente escassos e limitados, para iniciar seu negócio. O empreendedor que começa o seu negócio na garagem da sua casa ou no seu próprio quarto caracteriza bem o conceito de bootstrap.

Neste sentido, fazer bootstrap é um caminho escolhido por empreendedores que não querem se sujeitar às limitações impostas por um investidor, que pode opinar no seu negócio. Fazer bootstrap é o caminho esperado para o empreendedor que não quer perder a autonomia sobre seu negócio e prefere começar pequeno e crescer devagar do que ter um rápido crescimento, mas sem controle sobre seu negócio.

Uma das vantagens do bootstrapping é que o empreendedor tem total controle sob o seu negócio, e pode construir a cultura e os valores da empresa. Os Bootstrappers geralmente são apaixonadas pela sua ideia e com paciência suficiente para fazer o negócio crescer no ritmo necessário.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *