Desidratar fruta para segurança alimentar e garantir rentabilidade

Jogó Moçambique é uma marca da frutas que provém do distrito de Morrumbene, província de Inhambane, terra de boa gente, caracterizada pela qualidade e quantidade de culturas agrícolas, principalmente as frutas como: Banana, Ananás, Coco e Manga.

O distrito destaca-se por ser o maior produtor de fruta tropical na região sul, e por ter tido uma produção que  superou a capacidade de venda no mercado, notou-se um desperdício de 40% da produção total. E como forma de solucionar esse problema, organizações não governamentais que atuavam naquela região, decidiram criar um projecto que servisse de canal alternativo ao mercado.

Nessa visão, surgiu  a primeira unidade produtiva da Jogó para a desidratação de fruta fresca. A unidade foi apetrechada com equipamentos modernos e contribuir para a empregabilidade de mão de obra local que teve formação para operar a unidade produtiva.

A unidade produz hoje mais de 100 toneladas totais de produto fresco, o que tornou a unidade uma forma comercial inovador. A fruta desidratada é desidratada é 100 % natural sem corantes, aditivos químicos e conservantes e  aumentando assim o tempo de conservação das frutas para um prazo de validade de até 9 meses.

A fruta fresca é comprada dos produtores locais, particularmente mulheres vendedeiras, o que contribui para um maior ganho econômico, e depois a fruta é processada na unidade produtiva. Com o crescimento do negócio, as ONG’s facilitaram a constituição de uma cooperativa de produtores (Kuvanga – Cooperativa de Agroprocessamento), garantindo o suporte técnico e formativo, para que a cooperativa gerasse de forma autônoma a unidade produtiva.

E para ampliar o mercado de fruta desidratada, a jogó adquiriu a certificação H.A.C.C.P, o que permitiu que os seus produtos fossem exportados para o estrangeiro respeitando as normas ISO 9001.

Em 2017, a jogó participou na segunda edição da competição do Future Agro Challenge onde teve a oportunidade de participar da formação sobre desenvolvimento de negócio, plano de negócios, finanças, marketing digital, e pitch. Mas porque a empresa, tem muito potencial de crescimento, juntou-se ao programa de aceleração da Moz Innovation Lab, e hoje, a fruta  é consumida em várias instituições, escolas, restaurantes e a cada dia, vai conquistando mais consumidores.

Saiba mais sobre o Future Agro Challenge 2018

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