Mulheres vencem prêmio SanBio FemBioBiz-Programa de aceleração

Evento final de “pitch” e a cerimónia de premiação, do programa de formação e aceleração de empresas geridas por mulheres nas áreas de biotecnologia e biociências, para as categorias de empresa social e estudante, decorreu no dia 1 de Agosto de 2018 na Universidade Eduardo Mondlane – Espaço de inovação.

As vencedoras foram para categoria empresa social: para o primeiro lugar, Iolanda Almeida representante da empresa INMA Agronegócio, empresa de processamento de café, Em segundo lugar Maria Sibia, representante da empresa Casa do Campo Lda, que produz ovos de cordonizes, galinha cafreal e venda de equipamentos de agricultura e para  terceiro lugar Marcia Manjate, representante da empresa Elifruta, que produz sumos de frutas frescas, sem corantes e aditivos.

Para categoria estudante foram: para o primeiro lugar, Clara Penicela Mentora da ideia de processamento da mandioca e feijão nhemba formando uma farinha fortificada/nutritiva e Sumera Zulficar mentora da ideia de um suplemento alimentar com base em  grãos germinados e leguminosas  formando uma “papa”  foi selecionada para o segundo.

De referir que as primeira vencedora na duas categorias receberam receberam o prêmio de 40.000,00 MZN respectivamente, oferecido pelo Banco Comercial de Investimentos – BCI. Os prêmios foram entregues por Sua Excelência Secretário Permanente Celso Adelino Laice e representante da Embaixada da Finlândia em Moçambique.

De destacar que GAPI, no âmbito das suas políticas de inclusão financeira não se fez indiferente a essa oportunidade, tendo oferecido às empresas três vencedoras destacada na categoria empresa um prêmio de 250,000,00 MZN, 150,000,00MZN e 150,000,00 MZN respectivamente e todas ganharam uma viagem para participarem do evento regional na África do Sul da Sambio.

As participantes apresentaram o seu pitch para um painel de jurados composto por: Dr Rafael Nzucule, Director do Scale Up Nutrition Business Network; GAIN ,Dr Francisco Antonio Souto, PCE; Gapi SI, Dra Marja-Reetta Paaso, Directora do Projecto, SANBIODr Alexandre Daniel, Director de Segmentos; BCI, Dra Alsácia Atanásio, Directora CNBB; MCTESTP.

A SANBio FemBioBiz é uma iniciativa regional da NEPAD SANBio com o apoio do programa BIOFISA II que visa promover negócios sustentáveis na área de biotecnologia e biociências para alavancar novas soluções nas áreas de saúde e nutrição.

FemBioBiz, visa identificar e acelerar empresas dirigidas por Mulheres na área da biotecnologia e biociências na região da SADC, de modo a desenvolver as suas habilidades de liderança, tecnológicas e de negócios, para dar apoio a negociação e aceleração de negócios, assim como, a promoção da biotecnologia e biociência na região. 

A iniciativa foi organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, representado pela instituição tutelar do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências, em colaboração com a Moz Innovation Lab.

Participaram do programa, 26 mulheres empreendedoras e estudantes de todo país na primeira fase, e apenas 10 participantes passaram para a segunda fase e concorriam ao prêmio nas categorias de Empresa Social e Estudante. O programa incluiu formação em matéria de desenvolvimento de negócios, plano de negócios, pitch, pesquisa de mercado, finanças e marketing digital.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!

1 Comment

  1. Boa tarde, estou bastante equivocada e aproveito parabenizar as Vencedoras pelos premios, Mulher na liderança e empreendedora vamos a vante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares